Para preparar, escolha uma peça de Lagarto Di Prima com aproximadamente 1 quilo. Retire da embalagem, limpe a gordura e corte em cubos médios. Forre o fundo de uma panela de pressão com um fio de azeite e os cubos do Lagarto. Tempere com sal, pimenta do reino e pimenta ardida a gosto e ligue o fogo. Tampe a panela com uma tampa que não seja a de válvula, não queremos pressão nessa hora. Deixe a carne quietinha, no fogo alto, até ela começar a dourar. Só mexa depois que a carne estiver dourada por baixo. Continue com a carne no fogo até todos os lados estarem dourados. Junte 2 colheres de extrato de tomate, refogue por 2 minutos e cubra a carne com água fervente. Tampe a panela com a tampa com válvula e conte 30 minutos de fogo após a panela chiar. Após esse tempo, retire completamente a pressão e destampe a panela. O Lagarto Di Prima vai estar muito macio. Desfie a carne com a ajuda de dois garfos e reserve, no próprio molho de cozimento.
Aqueça uma frigideira larga e coloque 100 ml de azeite, 2 folhas de louro e 10 dentes de alho cortado em fatias. Espere o alho alourar e junte 1 cebola grande em meia lua e 1\2 pimentão verde, 1\2 pimentão amarelo e meio pimentão vermelho em tiras finas. Refogue por 1 minuto e junte 1 pimenta dedo de moça em tirinhas e 100ml de vinagre de limão ou de álcool. Mexa por 1 minuto e acrescente o Lagarto Di Prima desfiado. Envolva o refogado na carne e acerte o sal e a pimenta. Se necessário, junte mais vinagre. A acidez faz parte dessa receita.
Junte azeitonas em fatias e alcaparras, se você gostar, regue com mais azeite e transfira para um pote hermético. Guarde na geladeira e use da forma de preferir.
DICA: Faça um sanduíche de pão francês com carne louca e seu jantar vai ser um sucesso.
A Kris além de apreciadora dos nossos produtos é nossa parceira de receitas práticas e deliciosas, acesse o Instagram dela para conferir outras maravilhas:
https://www.instagram.com/krisnardini/