Abra a embalagem de Costela Premium Di Prima com aproximadamente 1,5Kg , seque a carne com um papel toalha e corte em pedaços grandes, medindo mais ou menos 8x8cm.
Forre o fundo de uma panela com um fio de óleo e acomode os cubos de Costela.
Salpique 1 colher, das de sobremesa, de sal, pimenta do reino e pimenta fresca picadinha a gosto (pode ser bode, malagueta, dedo de moça, de cheiro ou biquinho, use a sua favorita) por cima da carne e ligue o fogo tampe a panela. Deixe a carne quietinha, sem mexer, em fogo alto.
Em 15 ou 20 minutos vai se formar uma borra no fundo da panela. É essa borra que vai dar cor e sabor.
Pingue um pouquinho de água fervente e só então mexa a carne.
Continue esse processo de pingar água, esperar a água secar e a carne começar a fritar e pingar água novamente, até a carne ficar com uma linda cor de caramelo. Chamamos essa técnica de pinga e frita.
Quando a carne estiver dourada, descarte o excesso de óleo que se formou no fundo da panela e adicione 1 cebola em cubinhos, 3 dentes de alho amassados e 2 colheres de talo de salsinha bem picadinhos. Mexa por 3 minutos e adicione água fervente até cobrir a Costela, tampe a panela e cozinhe até ficar macia. Se for na pressão, vai levar cerca de 40 minutos, se for fora da pressão, vai ficar pronta em 1 hora e 15 minutos ou um pouco mais. Lembre-se de acrescentar água sempre que necessário, se você estiver fazendo fora da panela de pressão.
Quando a carne estiver macia, junte 500g de mandioca descascada e cortada em pedaços grandes e mais 500 ml de água fervente. Cozinhe ate a mandioca ficar ao dente e acerte o sal.
Cubra tudo com cheiro verde, acrescente mais pimenta, se você gostar, e sirva.
Dica: Se quiser fazer o caldo vaca atolada, corte a carne e a mandioca em pedaços menores e aumente o tempo de cozimento. Fica delicioso em dias frios.
A Kris além de apreciadora dos nossos produtos é nossa parceira de receitas práticas e deliciosas, acesse o Instagram dela para conferir outras maravilhas:
https://www.instagram.com/krisnardini/